Filhos prestes a ingressar a vida escolar?
top of page

Filhos prestes a ingressar a vida escolar?



No dia 01/08/18 o Supremo Tribunal Federal, por 6 votos a 5 decidiu manter a validade da norma que define a idade mínima para o ingresso escolar.


Ou seja, as crianças precisam ter 6 anos completos até 31 de março do ano letivo que irá cursar, para ingressar no Ensino Fundamental, seja para escolas públicas ou particulares.


O mesmo se aplicará para as crianças que ingressarão na educação infantil (4 a 5 anos).


Porém, se a criança ainda tiver 5 anos e já estiver cursando a educação infantil, ela deverá continuar até completar o critério correspondente.


Já o Ensino Médio não obriga idade mínima, mas espera-se que o aluno chegue ao 1º ano do Ensino Médio com 15 anos.



Para tanto, aguarda-se publicação no Diário Oficial e essa mudança tem previsão para início, a partir do próximo ano letivo (2019), tendo em vista, ainda dependerem de análise dos conselhos estaduais de educação. Salienta-se que as crianças que encerrarão a educação infantil em 2018, mas não terão a idade mínima até a data estipulada não irão repetir o ano e darão sequencia à grade escolar.


Ainda que exista no Estado de São Paulo uma norma do Conselho Estadual de Educação que permite a matrícula de alunos mais novos, mas ela será rediscutida.


Matéria escrita por:

Natália Gottardi

Advogada- Direito Educacional

Gottardi & Manduca Advogados Associados



Artigos recentes...

1/80

Archive

Follow Us

  • Twitter - círculo cinza
  • Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon
bottom of page