Você que sempre trabalhou mas nem sempre recolheu para o INSS, vai conseguir se aposentar?
top of page

Você que sempre trabalhou mas nem sempre recolheu para o INSS, vai conseguir se aposentar?


Primeiro fato que precisa ser levado em consideração diz respeito à obrigatoriedade ao recolhimento previdenciário pelo trabalho desempenhado e devidamente remunerado.


Diante dessa verdade é forçoso destacar que o INSS é um seguro obrigatório.


A quem compete fiscalização do recolhimento? Ao próprio órgão previdenciário. Acredite com a internet e o cruzamento de dados em tempo real, num futuro muito próximo não será possível omitir os ganhos aos órgãos fiscalizatórios do Estado, isso fará com que seja compelido ao recolhimento dos valores não recolhidos acrescidos de juros e multas.


Segundo fato, em que pese seja um seguro obrigatório a aposentadoria não é a única cobertura. Também ampara naquela ocasião em que se encontra incapacitado para o trabalho em decorrência de alguma doença ou acidente, amparando, por conseguinte sua família, permitindo a garantia da subsistência até a recuperação total da sua capacidade.


Isso sem contar com a cobertura do risco social da maternidade e morte.


Dito isso, surge a pergunta: Como uma pessoa que nunca ou quase nunca recolheu para o INSS poderá se aposentar?



Tenha um futuro tranquilo.

O nosso sistema prestigia aquele que começa trabalhar tardiamente, ou seja, quanto mais velho você pleitear o seus benefícios, maior será o seu valor, o fator previdenciário não nos deixa mentir.


As alíquotas variam de acordo com o tipo de contribuinte que você se enquadrará – entre 8% a 20% devendo ser recolhidas entre o salario mínimo até o maior salario de beneficio da previdência social.


E aqui vale uma dica: o fato de ter recolhido sempre com o teto não quer dizer que receberá a aposentadoria no valor máximo. Isso porque o INSS não usa todos os salários recolhidos para composição da sua renda mensal inicial.


Portanto, se você trabalha por conta, reserve um valor mensal ou trimestral para recolher ao INSS.


Pois em que pese a leitura negativa que se faz do órgão previdenciário brasileiro, tem-se que ele é uma das fontes mais seguras da previdência, na atualidade.


Agarre essa dica e comece a se programar para um futuro mais tranquilo.



Artigos recentes...

1/80

Archive

Follow Us

  • Twitter - círculo cinza
  • Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon
bottom of page